Markup
Multiplicador
O markup pode ser dividido
em duas maneiras de se aplicar , o
divisor e multiplicador , no entanto o resultado obtido é o mesmo para os dois
tipos, podendo ser feito por qualquer uma das opções que não ira interferir no
preço de venda.
Segundo Wenrke (2007, p.154)
para calculo do markup multiplicador, adotam-se os seguintes procedimentos.
A)
Listar
todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV)-(tributos; lucros
almejados, comissões)
B)
Somar
todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV)
C)
Partindo
de “100%”, subtrair a soma dos percentuais incidentes sobre o preço de venda
(%PV)
D)
O
markup multiplicador é obtido dividindo ”100” pelo resultado da fase anterior
(C)
E)
O
preço de venda orientativo é calculado multiplicando o custo unitário pelo
markup multiplicador.
Markup divisor
Um
conceito muito importante na formação de preços é o do termo mark-up.
Neste
sentido, Padoveze (1994) diz que:
O conceito de mark-up, que traduzimos como
multiplicador sobre custos, é uma metodologia para se calcular preços de venda
de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto. O conceito mark-up,
amplamente utilizado pelas empresas, tanto as de grande porte como as
microempresas, parte do pressuposto de que a base para diferenciação de preços
de venda dos diversos produtos produzidos pela empresa é o custo por absorção.
Em
outras palavras, o mark-up representa um percentual sobre o preço de
venda, necessário para cobrir uma parcela de despesas não diretamente
atribuíveis ao produto (como despesas de vendas, administrativas e
financeiras), impostos e a margem de lucro pretendida.
Encontrado
o mark-up divisor será possível encontrar o preço de venda de todos os itens
do grupo, bastando dividir o valor da mercadoria (valor pago ao fornecedor)
pelo mark-up divisor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário