Markup formação de preços

          Markup Multiplicador
O markup pode ser dividido em duas maneiras de se aplicar  , o divisor e multiplicador , no entanto o resultado obtido é o mesmo para os dois tipos, podendo ser feito por qualquer uma das opções que não ira interferir no preço de venda.
Segundo Wenrke (2007, p.154) para calculo do markup multiplicador, adotam-se os seguintes procedimentos.
A)    Listar todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV)-(tributos; lucros almejados, comissões)
B)    Somar todos os percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV)
C)    Partindo de “100%”, subtrair a soma dos percentuais incidentes sobre o preço de venda (%PV)
D)    O markup multiplicador é obtido dividindo ”100” pelo resultado da fase anterior (C)
E)   O preço de venda orientativo é calculado multiplicando o custo unitário pelo markup multiplicador.
 Markup divisor
Um conceito muito importante na formação de preços é o do termo mark-up.
Neste sentido, Padoveze (1994) diz que:

O conceito de mark-up, que traduzimos como multiplicador sobre custos, é uma metodologia para se calcular preços de venda de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto. O conceito mark-up, amplamente utilizado pelas empresas, tanto as de grande porte como as microempresas, parte do pressuposto de que a base para diferenciação de preços de venda dos diversos produtos produzidos pela empresa é o custo por absorção.

Em outras palavras, o mark-up representa um percentual sobre o preço de venda, necessário para cobrir uma parcela de despesas não diretamente atribuíveis ao produto (como despesas de vendas, administrativas e financeiras), impostos e a margem de lucro pretendida.


Encontrado o mark-up divisor será possível encontrar o preço de venda de todos os itens do grupo, bastando dividir o valor da mercadoria (valor pago ao fornecedor) pelo mark-up divisor.

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