Definimos como margem de
contribuição como sendo a diferença entre o preço de venda do produto menos os
seus custos de produção ou aquisição. A margem de contribuição é utilizada para
calcular quanto que cada produto proporciona para a empresa de retorno, para
pagar seus custos fixos.
A margem de contribuição
pode ser calculada tanto em valor como em porcentual, considerando, que ela
representa o que se resta entre o preço de venda subtraído dos custos
variáveis. Constituindo assim um índice para calculo dos pontos de equilíbrio
Martins (2010, p. 185) define
margem de contribuição como:
A Margem de
Contribuição, conceituada como a diferença entre Receita e soma de Custo e
Despesa Variáveis, tem a faculdade de tornar bem mais facilmente visível a
potencialidade de cada produto, mostrando como cada um contribui para,
primeiramente, amortizar os gastos fixos, e, depois, formar o lucro
propriamente dito.
Para Bornia (2010, p.55) a margem de
contribuição é o montante da receita diminuído dos custos variáveis. A margem
de contribuição unitária, analogamente, é o preço de venda menos os custos
variáveis unitários do produto.
A margem de contribuição
serve de suporte para que decisões em curto prazo sejam tomadas de forma mais
sensatas e planejadas, possibilitando algumas vantagens e desvantagens.
Segundo Wernke (2007, p. 101)
podemos descrever da seguinte maneira:
a)permitem
avaliar a viabilidade de aceitação de pedidos em condições especiais.
b)auxiliam
a administração a decidir que produtos devem merecer maior prioridade de
divulgação (propagandas, brindes promocionais etc.) ou melhor exposição nas
gôndolas ou prateleiras (no caso das empresas varejistas );
c)
identificam quais produtos quais produtos geram resultado negativo, mas que
devem ser tolerados pelos benefícios de vendas que possam trazer a outros
produtos.
d)facilitam
a decisão a respeito de quais segmentos produtivos (ou de comercialização)devem
ser ampliados, restringidos ou até abandonados, pois quanto maior a margem de
contribuição total proporciona, mais interessante se torna o produto pela sua
capacidade de geração de caixa;
e)podem
ser usados para avaliar alternativas quanto á reduções de preções, descontos
especiais, campanhas publicitárias especiais e uso de prêmios para aumentar o
volume de vendas. Quanto maior for a Margem de Contribuição, melhor é a
oportunidade de promover vendas.
f)
a margem de contribuição auxilia os gerentes a entenderem a relação entre
custos, volume, preços e lucros, fundamentando tecnicamente as decisões de
venda;
g)basear
o cálculo dos preços de venda somente com dados da Margem de Contribuição pode
resultar em valores que não cubram todos os custos necessários para manter as
atividades ao longo prazo;
h)é
útil para tomada de decisões de curto prazo, mas pode levar o administrador a
menosprezar a importância das despesas e custos fixos, caso este decida somente
com base na margem de contribuição (uma vez esta considera apenas os custos e
despesas variáveis).
Portanto a margem de
contribuição esta relacionada com os fatores custos- volume – lucros ,
entendendo que os custos determinam a
margem de contribuição , que necessita verificar a quantidade ou seja o
volume que deve ser vendido para atingir determinado
objetivo, ou seja , o lucro.
Enfim a margem de
contribuição possibilita que o administrador consiga visualizar e avaliar as
transações de vendas que ocorrem na empresa, de formas especiais, levando-se em
consideração preços e quantidades a serem praticados, verificando a viabilidade
ou não de determinada proposta .Pode também servir de auxilio, a fim de
demonstrar produtos que necessitem de um
esforço maior para que girem no estoque, como descontos, campanhas
publicitárias.
Possibilita também
identificar produtos que não são
vantajosos , no entanto esse mesmo produto
força o consumidor a adquirir outro produto que gera um retorno positivo
para a empresa .Verifica também a existência de segmentos produtivos que
precisam de um maior investimento ou
abandono da atividade , considerando que não produz lucro.
Para calculo do preço de
venda, é necessário que se leve em consideração diversos fatores e não somente a margem de
contribuição, pois ela pode demonstrar um valor que não cubra os custos
fixos da empresa, e que não condiz com o mercado.
|
Figura 02 - Fonte : Margem de contribuição. Adaptado de
Bornia (2010,p.55)
|
A margem de contribuição em unidades monetárias é
utilizada para calculo do ponto de equilíbrio em unidades, que pode ser
calculada também em percentual para calculo do ponto de equilíbrio em reais,
conforme demonstrado abaixo:
Figura 03 - Fonte : Margem de contribuição.
Adaptado de Bornia (2010,p.55)
Nenhum comentário:
Postar um comentário