Margem de Contribuição

Definimos como margem de contribuição como sendo a diferença entre o preço de venda do produto menos os seus custos de produção ou aquisição. A margem de contribuição é utilizada para calcular quanto que cada produto proporciona para a empresa de retorno, para pagar seus custos fixos.
A margem de contribuição pode ser calculada tanto em valor como em porcentual, considerando, que ela representa o que se resta entre o preço de venda subtraído dos custos variáveis. Constituindo assim um índice para calculo dos pontos de equilíbrio
Martins (2010, p. 185) define margem de contribuição como:
A Margem de Contribuição, conceituada como a diferença entre Receita e soma de Custo e Despesa Variáveis, tem a faculdade de tornar bem mais facilmente visível a potencialidade de cada produto, mostrando como cada um contribui para, primeiramente, amortizar os gastos fixos, e, depois, formar o lucro propriamente dito.
 Para Bornia (2010, p.55) a margem de contribuição é o montante da receita diminuído dos custos variáveis. A margem de contribuição unitária, analogamente, é o preço de venda menos os custos variáveis unitários do produto.
A margem de contribuição serve de suporte para que decisões em curto prazo sejam tomadas de forma mais sensatas e planejadas, possibilitando algumas vantagens e desvantagens.
Segundo Wernke (2007, p. 101) podemos descrever da seguinte maneira:
a)permitem avaliar a viabilidade de aceitação de pedidos em condições especiais.
b)auxiliam a administração a decidir que produtos devem merecer maior prioridade de divulgação (propagandas, brindes promocionais etc.) ou melhor exposição nas gôndolas ou prateleiras (no caso das empresas varejistas );
c) identificam quais produtos quais produtos geram resultado negativo, mas que devem ser tolerados pelos benefícios de vendas que possam trazer a outros produtos.
d)facilitam a decisão a respeito de quais segmentos produtivos (ou de comercialização)devem ser ampliados, restringidos ou até abandonados, pois quanto maior a margem de contribuição total proporciona, mais interessante se torna o produto pela sua capacidade de geração de caixa;
e)podem ser usados para avaliar alternativas quanto á reduções de preções, descontos especiais, campanhas publicitárias especiais e uso de prêmios para aumentar o volume de vendas. Quanto maior for a Margem de Contribuição, melhor é a oportunidade de promover vendas.
f) a margem de contribuição auxilia os gerentes a entenderem a relação entre custos, volume, preços e lucros, fundamentando tecnicamente as decisões de venda;
g)basear o cálculo dos preços de venda somente com dados da Margem de Contribuição pode resultar em valores que não cubram todos os custos necessários para manter as atividades ao longo prazo;
h)é útil para tomada de decisões de curto prazo, mas pode levar o administrador a menosprezar a importância das despesas e custos fixos, caso este decida somente com base na margem de contribuição (uma vez esta considera apenas os custos e despesas variáveis).

Portanto a margem de contribuição esta relacionada com os fatores custos- volume – lucros , entendendo que os  custos determinam a margem de contribuição , que necessita verificar a quantidade ou  seja o  volume  que  deve ser vendido para atingir determinado objetivo, ou seja , o lucro.
Enfim a margem de contribuição possibilita que o administrador consiga visualizar e avaliar as transações de vendas que ocorrem na empresa, de formas especiais, levando-se em consideração preços e quantidades a serem praticados, verificando a viabilidade ou não de determinada proposta .Pode também servir de auxilio, a fim de demonstrar produtos que necessitem de  um esforço maior para que girem no estoque, como descontos, campanhas publicitárias.
Possibilita também identificar produtos  que não são vantajosos , no entanto esse mesmo produto  força o consumidor a adquirir outro produto que gera um retorno positivo para a empresa .Verifica também a existência de segmentos produtivos que precisam  de um maior investimento ou abandono da atividade , considerando que não produz lucro.
Para calculo do preço de venda, é necessário que se leve em consideração diversos fatores  e não somente a  margem de  contribuição, pois ela pode demonstrar um valor que não cubra os custos fixos da empresa, e que não condiz com o mercado.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITARIA = PREÇO DE VENDA – CUSTOS VARIAVEIS UNITARIOS
 
 


Figura 02 - Fonte : Margem de contribuição. Adaptado de Bornia (2010,p.55)

MC% =  MARGEM UNITARIA / PREÇO DE VENDA
 
A margem de contribuição em unidades monetárias é utilizada para calculo do ponto de equilíbrio em unidades, que pode ser calculada também em percentual para calculo do ponto de equilíbrio em reais, conforme demonstrado abaixo:  


Figura 03 - Fonte : Margem de contribuição. Adaptado de Bornia (2010,p.55)

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