Cada vez mais as organizações estão buscando se adaptar as novas tendências de mercado, verificando a importância de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de seus produtos e serviços para consolidar sua marca e manter uma posição estável em um ambiente competitivo, onde o cliente está cada vez mais exigente.
Considera-se que o segmento do varejo e supermercado estão em processo de expansão, com aumento seus pontos de atendimento, diversificando seus produtos e serviços afim de atender uma clientela ainda maior , é possível visualizar um campo de atuação amplo , onde haverá a necessidade de profissionais capacitados para efetuarem o controle das operações da empresa , visando a manutenção das informações gerenciais.
Em função do grande fluxo de informações dentro da empresa , a utilização de sistemas integrados de controle é indispensável , pois contribui para que os dados sejam processados com maior rapidez , produzindo ferramentas gerenciais em tempo hábil de serem utilizadas
Com a produção e utilização adequada destas informações pode gerar resultados satisfatórios para empresa, rápidos e precisos , e por vezes, inesperados, que podem auxiliar na determinação de novas expansões, verificação de tendências , e bases para confronto entre aquilo que se esperava realizar , com o que realmente ocorreu no ambiente empresarial , destacando áreas que necessitam de um maior controle e acompanhamento.
Inúmeros são os problemas encontrados no cotidiano do empresário para se manter no mercado atual , por isso , é preciso criar formas que possam maximizar os resultados da empresa , que interfiram não somente a curto prazo , mais na continuidade da atividade desenvolvida pela empresa.
Para maior controle das operações faz-se necessário a utilização de técnicas contábeis, onde é coletado os dados do sistema produtivo (custos) e administrativo (despesa), realizando uma correta alocação dos custos aos produtos, a fim de gerar informações uteis para tomada de decisão do empresário. É indispensável também verificar as variações dos custos e despesas fixas e variáveis; margem de contribuição; demonstração do ponto de equilíbrio; analisar seus volumes, lucros, investimentos e planejamento.
Custo é definido como valor monetário de bens e serviços gastos para se obter benefícios reais ou futuros. Custos não são necessariamente o mesmo que despesas. Despesas são relatadas na demonstração de resultados. Elas podem representar custos por benefícios que já foram recebidos no período fiscal real atual, como o custo de mercadorias vendidas . Despesas podem também representar custos do período, tais como propaganda ou pesquisa de desenvolvimento, cujos benefícios não podem ser facilmente repassados aos produtos ou serviços vendidos. (ATKINSON,BANKER,KAPLAN,YOUNG, 2000, p.126).
Com o título de “Gestão de Custos: Ênfase Supermercados”este trabalho visa analisar o melhor método a ser adotado pelos supermercados para melhor alocação dos custos indiretos aos seus produtos, enfatizando que este ramo tanto comercializa , como produz .Verificando-se a quantidade de MIX destas empresas , encontra-se dificuldade em oferecer preço e produto competitivo ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário