Custos indiretos em Supermercados

É notável que independente do porte ou ramo de atividade que determinada empresa atua, ela necessita criar métodos para mensurar e controlar o sistema de produção, custo da compra e as vendas, adequando assim, seu processo produtivo as constantes mudanças que ocorrem no meio empresarial.
Cada vez mais as organizações estão buscando se adaptar as novas tendências de mercado, verificando a importância de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de seus produtos e serviços para consolidar sua marca e manter uma posição estável em um ambiente competitivo, onde o cliente está cada vez mais exigente.
Considera-se que o segmento do varejo e supermercado estão em processo de expansão, com aumento seus pontos de atendimento, diversificando seus  produtos e serviços afim de  atender uma  clientela ainda  maior , é possível visualizar um campo de atuação  amplo , onde haverá a  necessidade de  profissionais capacitados para efetuarem o controle das  operações da  empresa , visando a  manutenção das  informações  gerenciais.
Em função do grande fluxo de informações  dentro da  empresa , a  utilização de  sistemas integrados  de controle é indispensável , pois contribui para  que os  dados  sejam processados com maior rapidez , produzindo ferramentas gerenciais em tempo hábil de serem utilizadas
Com a produção e utilização adequada destas informações pode gerar resultados satisfatórios para empresa, rápidos e precisos , e por vezes, inesperados, que podem auxiliar na determinação de novas expansões, verificação de  tendências , e  bases para confronto entre  aquilo que  se  esperava  realizar , com  o que realmente  ocorreu no ambiente  empresarial , destacando áreas que  necessitam de  um maior controle e acompanhamento.
Inúmeros são os  problemas  encontrados  no cotidiano do empresário para se  manter no mercado atual , por  isso , é  preciso criar  formas  que  possam maximizar os  resultados da  empresa , que interfiram não somente a curto prazo , mais na continuidade da  atividade desenvolvida pela empresa.
Para maior controle das operações faz-se necessário a utilização de técnicas contábeis, onde  é coletado os dados do sistema produtivo (custos) e administrativo (despesa), realizando uma correta alocação dos custos aos produtos, a fim de gerar informações uteis para tomada de decisão do empresário. É indispensável também verificar as variações dos custos e despesas fixas e variáveis; margem de contribuição; demonstração do ponto de equilíbrio; analisar seus volumes, lucros, investimentos e planejamento.
Custo é definido como valor monetário de bens e serviços gastos para se obter benefícios reais ou futuros. Custos não são necessariamente o mesmo que despesas. Despesas são relatadas na demonstração de resultados. Elas podem representar custos por benefícios que já foram recebidos  no período fiscal real atual, como o custo de mercadorias vendidas . Despesas podem também representar custos do período, tais como propaganda ou pesquisa de desenvolvimento, cujos benefícios não podem ser facilmente repassados aos produtos ou serviços vendidos. (ATKINSON,BANKER,KAPLAN,YOUNG, 2000, p.126).
Com o título de “Gestão de Custos: Ênfase Supermercados”este trabalho visa analisar o melhor método a ser adotado pelos supermercados para melhor alocação  dos  custos indiretos aos seus produtos, enfatizando que este  ramo tanto comercializa , como produz .Verificando-se a quantidade  de  MIX destas empresas , encontra-se dificuldade em oferecer preço e  produto competitivo ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário